domingo, 10 de junho de 2012

Casamento


     A ética é definida nos valores culturais e mede o peso das ações humanas, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de determinadas sociedade e seus grupos. Essa ciência se aplica  em todas as instituições e âmbitos sociais, como por exemplo a união conjugal entra duas pessoa. Como se aplica os termos e morais éticos no casamento, essa e uma questão interessante que será abordada em nossa pesquisa.
    O casamento é uma instituição que durante anos, se estabeleceu em sociedades diversas tendo, em cada sociedade aspectos diferentes , sendo eles religiosos, morais e culturais. Porem em todas as culturas o casamento leva consigo termos e morais éticos  até mesmo no caso do islamismo onde se é permitido a poligamia, deve se respeitar os princípios éticos que foi imposto através de suas culturas. Independente de sua origem cultural o casamento sendo ele monogâmico, ou poligâmico, tanto o homem quanto a mulher assumem mutuamente a condição de companheiros e responsáveis pelos princípios familiares de serem fieis a sua condição conjugal, respeitando a união que propuseram em suas vidas, exercendo um novo estilo de vida em busca de um bem comum. De acordo com isso podemos dizer que o casamento assim como a sociedade estabelece uma moral onde se aplica normas e regras, que se quebradas podem vir a ter conseqüências que pesaram de acordo com as ações dos envolvidos estabelecendo princípios de moralidade aplicadas no cotidiano de cada um que irão orientar, pesando nas decisões dos seu atos sobre o que é correto e o que não é correto, estabelecendo um contrato de fidelidade entre os conjugues que reflete em todos os aspectos, em nossa sociedade.
      Concluindo assim que tanto o casamento como em todos nosso convívios sociais como no trabalho, nas escolas, em uma relação entre amigos e diversas outras circunstancias, sempre estarão presentes os princípios éticos que irão definir se estamos sendo corretos e coerentes em nossas ações estabelecendo uma moral a seguir que influenciaram nas nossas decisões, mostrando que somos constantemente influenciados e que nossa cultura nosso convívio social faz com que sejamos flexíveis a nossas decisões.



Bibliografia

SARTI, Cinthia Anderson. A Família Como Espelho : Um Estudo na Moral dos Pobres. 3. Ed.
Cortez. São Paulo. 2005.
VALLS, Avaro L M. O Que e Ética. 1.ed. Brasiliense .São Paulo.1994.


Autores
AILSON MORAES PEREIRA
MATEUS GOUVEIA DA SILVA

2 comentários: