Existe um grupo de qualidades atribuídas às ações e conduta dos homens,
distintas de sua conveniência, decência, que são objetos de uma espécie
diferente de aprovação. É o mérito, qualidades de recompensa merecida.
Merecer uma coisa (salário,
felicidade, sucesso, recompensa, ou, inversamente, censura, fracasso, punição)
é ter agido de tal maneira que a obtenção da coisa merecida seja considerada
como justa. Daí os diferentes sentidos da palavra mérito:
a) valor moral, enquanto é acompanhado por um esforço para ultrapassar
dificuldades, e especialmente para superar os obstáculos interiores que se
opõem à moralidade; distingue-se neste sentido da virtude considerada como uma
perfeição moral que pode ser natural e obtida sem esforço.
b) (sentido sobretudo teológico). Aquilo que vai para além do dever
estrito, e constitui uma espécie de crédito moral (considerada algumas vezes
como transferível de uma pessoa para uma outra). A vida moral é então concebida
como fazendo variar um balanço em que todo o aumento de haver é um
"mérito", toda a diminuição um "demérito".
c) Características daquele que merece o sucesso ou a aprovação (além dos
valores morais): "Um escritor de mérito. Ocupar um lugar inferior ao seu
mérito". A palavra, neste sentido, serve frequentemente de sinônimo
atenuado de talento.
d) Qualidade louvável (quer num homem, quer numa obra). "O mérito
principal de uma teoria, de um autor".
O sentido mais preciso e mais útil desta palavra é o valor moral. Muitas
dificuldades verbais e sofismas resultam do fato de não se distinguir
nitidamente o esforço para o bem da perfeição moral. Deve-se evitar, por
consequência, desviar ou enfraquecer o sentido deste termo tomando-o por
sinônimo de virtude ou de superioridade moral.
A noção de mérito é complexa. Ela evoca:
O direito à sanção, recompensa ou punição, conforme o ato moral seja bem
ou mau.
Ovalor
moral do ato ou daquele que o executa. Diz-se, com efeito, ora que tal ato é
meritório, ora que alguém é uma pessoa de mérito. É no sentido de valor moral
que tomamos aqui a noção de mérito, de vez que o primeiro sentido se confunde
com a idéia de sanção.
Condições de mérito nos atos
O valor meritório de um ato moral de pende de vários fatores:
Da gravidade dos deveres. Quanto
mais importância tenha o dever a cumprir, maior é o mérito do ato conforme ao
dever. Existe mais mérito em respeitar seus pais do que ser polido com os
desconhecidos, maior demérito em faltar a um dever de justiça, do que faltar a
um dever impreciso de caridade.
Das dificuldades a vencer. O deverque impõe pesados sacrifícios é fonte
de maior mérito do que o mesmo dever realizado sem dificuldade, e existe mais
mérito em fazer bem aos inimigos do que em servir aos amigos.
Todavia, não se deve chegar a supor, como Kant, que o esforço é
essencial ao mérito e que a satisfação na realização do dever suprime o mérito.
Eis um grave erro. A satisfação no dever e no sacrifício é sinal de um grnde
domínio das paixões e de um verdadeiro hábito do bem, coisas que não são
realizadas sem luta obstinada. Na realidade, o esforço e a dificuldade não são
fontes de um mérito senão acidentalmente, quer dizer, enquanto são ocasião e
sinal de uma vontade mais ardente do bem.
Da pureza de intenção. Quanto mais a intenção for pura, mas o mérito
será grande. Há maior mérito em servir aos amigos por pura cordialidade do que
pelo interesse de ser tratado da mesma forma quando chegar a ocasião.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SMITH, Adam. Teoria dos Sentimentos Morais. -
São paulo: Martins Fontes, 1999.
JOLIVET, Régis. Curso de Filosofia – 20. ed. 2.
impr. – Rio de Janeiro: Agir, 2001.
Autores
ALINY APARECIDA RIBEIRO
RODRIGUES
DANHELLEN MARIA FERNANDES
ALMEIDA
MIRIAM DE CASSIA MORAIS
GARCIA LIMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário