domingo, 10 de junho de 2012

MÉRITO


Existe um grupo de qualidades atribuídas às ações e conduta dos homens, distintas de sua conveniência, decência, que são objetos de uma espécie diferente de aprovação. É o mérito, qualidades de recompensa merecida.
 Merecer uma coisa (salário, felicidade, sucesso, recompensa, ou, inversamente, censura, fracasso, punição) é ter agido de tal maneira que a obtenção da coisa merecida seja considerada como justa. Daí os diferentes sentidos da palavra mérito:
a) valor moral, enquanto é acompanhado por um esforço para ultrapassar dificuldades, e especialmente para superar os obstáculos interiores que se opõem à moralidade; distingue-se neste sentido da virtude considerada como uma perfeição moral que pode ser natural e obtida sem esforço.
b) (sentido sobretudo teológico). Aquilo que vai para além do dever estrito, e constitui uma espécie de crédito moral (considerada algumas vezes como transferível de uma pessoa para uma outra). A vida moral é então concebida como fazendo variar um balanço em que todo o aumento de haver é um "mérito", toda a diminuição um "demérito".
c) Características daquele que merece o sucesso ou a aprovação (além dos valores morais): "Um escritor de mérito. Ocupar um lugar inferior ao seu mérito". A palavra, neste sentido, serve frequentemente de sinônimo atenuado de talento.
d) Qualidade louvável (quer num homem, quer numa obra). "O mérito principal de uma teoria, de um autor".
O sentido mais preciso e mais útil desta palavra é o valor moral. Muitas dificuldades verbais e sofismas resultam do fato de não se distinguir nitidamente o esforço para o bem da perfeição moral. Deve-se evitar, por consequência, desviar ou enfraquecer o sentido deste termo tomando-o por sinônimo de virtude ou de superioridade moral.
A noção de mérito é complexa. Ela evoca:
O direito à sanção, recompensa ou punição, conforme o ato moral seja bem ou mau.
Ovalor moral do ato ou daquele que o executa. Diz-se, com efeito, ora que tal ato é meritório, ora que alguém é uma pessoa de mérito. É no sentido de valor moral que tomamos aqui a noção de mérito, de vez que o primeiro sentido se confunde com a idéia de sanção.

Condições de mérito nos atos

O valor meritório de um ato moral de pende de vários fatores:
 Da gravidade dos deveres. Quanto mais importância tenha o dever a cumprir, maior é o mérito do ato conforme ao dever. Existe mais mérito em respeitar seus pais do que ser polido com os desconhecidos, maior demérito em faltar a um dever de justiça, do que faltar a um dever impreciso de caridade.
Das dificuldades a vencer. O deverque impõe pesados sacrifícios é fonte de maior mérito do que o mesmo dever realizado sem dificuldade, e existe mais mérito em fazer bem aos inimigos do que em servir aos amigos.
Todavia, não se deve chegar a supor, como Kant, que o esforço é essencial ao mérito e que a satisfação na realização do dever suprime o mérito. Eis um grave erro. A satisfação no dever e no sacrifício é sinal de um grnde domínio das paixões e de um verdadeiro hábito do bem, coisas que não são realizadas sem luta obstinada. Na realidade, o esforço e a dificuldade não são fontes de um mérito senão acidentalmente, quer dizer, enquanto são ocasião e sinal de uma vontade mais ardente do bem.
Da pureza de intenção. Quanto mais a intenção for pura, mas o mérito será grande. Há maior mérito em servir aos amigos por pura cordialidade do que pelo interesse de ser tratado da mesma forma quando chegar a ocasião.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SMITH, Adam. Teoria dos Sentimentos Morais. - São paulo: Martins Fontes, 1999.
JOLIVET, Régis. Curso de Filosofia – 20. ed. 2. impr. – Rio de Janeiro: Agir, 2001.


Autores
ALINY APARECIDA RIBEIRO RODRIGUES
DANHELLEN MARIA FERNANDES ALMEIDA
MIRIAM DE CASSIA MORAIS GARCIA LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário