domingo, 10 de junho de 2012

CIDADÃO


Valores são criações humanas e não entidades abstratas universais, válidas em qualquer tempo e lugar. E que a ética pode ser compreendida como uma estética de si, isto é, como atividade de construir nossas próprias vidas como um artista pinta seu quadro. Isso significa que construímos nossos próprios valores colocando nós mesmos como valor fundamental.
O fato de afirmamos que devemos cada um de nós, construirmos a própria vida, não deve ser entendido, porém, como um apelo ao individualismo. A afirmação da individualidade, da singularidade de cada pessoa, que deve ser respeitada em suas opções e ações, não significa que cada um deve ser isolado aos demais. A singularidade e a criatividade podem e devem ser preservado em meio à coletividade. Mas o individuo pode ser solidário com seus semelhantes.
Compreender a ética como uma estética da existência não deve ser visto como uma atitude solidária, particular, mas sim como um empreendimento coletivo, solidário: buscar o meu prazer, minha realização, mas também o prazer e a realização do outro.
Depende das nossas escolhas e de nossas ações o que faremos de nossas vidas e do mundo em que vivemos. Se vivermos como marginais da política, não assumindo nossas responsabilidades pelas decisões de cunho mais amplo, acabaremos por viver um mundo que não queremos e uma vida que não escolhemos. Mas, se resolvermos agir como sujeito de nossa vida e de nosso mundo pode pintar os quadros que nossa criatividade permitir.
Ao assumir posturas éticas, o indivíduo tenta entender seu papel como trabalhador e como cidadão de uma região, de um país e ao planeta.
No fundo aquilo que estamos chamando de singularidade é condição básica para a cidadania, e vice-versa. Só podemos ser indivíduos singulares, senhores de nós mesmos, numa sociedade aberta, em que a cidadania exista de fato como participação de todos, assim como só pode haver efetiva cidadania se os indivíduos são livres singulares e participativos na comunidade.


BIBLIOGRAFIA
GALLO, Silvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia: elementos para o ensino da filosofia. 11 ed. Campinas, SP. Papirus, 2003.
GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artemed, 2007.


AUTORES
Bruna Giseli Costa
Priscila Tavares de Almeida
Thalyne Marques da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário