domingo, 10 de junho de 2012

Anarquismo





Definição Geral - doutrina política que rejeita qualquer intervenção do Estado no que diz respeito à organização da sociedade. Essa teoria preconiza a abolição de todas as formas de governo por considerar que qualquer autoridade política cerceia indevidamente a liberdade do individuo.

A palavra foi utilizada pela primeira vez, no sentido B, por PROUDHON; foi retomada por BAKUNINE, que indica essa filiação.
Segundo R. Berthelot A. Berthod, a desordem pode ter outras causas além da ausência de autoridade, e a ordem pode em certos casos estabelecer-se espontaneamente.
O postulado de que os homens são, por natureza, bons e sociáveis, devendo organizar-se em comunidades espontâneas, sem nenhuma necessidade do Estado ou de um governo, tratando-se de uma concepção política que condena a própria existência do Estado.
“Repudiamos toda a legislação, toda a autoridade e toda influência privilegiada, patenteada, oficial e legal, mesmo oriunda do sufrágio universal, convencidos de que jamais poderá funcionar senão em proveito de uma minoria dominante e exploradora contra os interesses da imensa maioria submissa” (Bakinine). Assim, como conjunto de teorias sociais possuindo em comum a crença no individuo e a desconfiança relativamente aos poderes que se exercem sobre ele.
O anarquismo aprova o que dizia Proudhon: “Ser governado é ser vigiado, inspecionado, espionado, dirigido, legisferado, regulamentado, enquadrado, doutrinado, pregado, controlado, rotulado... por seres que não possuem nem a ciência nem a virtude.”.
Definição particular do filósofo. ARVON
 “Apesar de seus diferentes aspectos, o anarquismo remete a uma exigência fundamental; nascido da cisão entre o Estado e a Sociedade que resulta da Revolução Francesa, rejeita o Estado e tenta reconstruir a sociedade sobre a base da vontade individual autônoma”. (O Anarquismo, p. 124, PUF.) ·.
Essa ideologia nega alguns costumes, como liberdade, religião, propriedade privada, são princípios que caracteriza o pensamento Anarquista.
No entanto, o Anarquismo libertário é profundamente individualista, ele defende a quebra de todas as formas de autoridade, seja ela política ou religiosa, a propriedade privada ou qualquer outro tipo de normas institucionais que limitem a liberdade do indivíduo na sociedade e na da vida privada.


Bibliografia
SCHIILER, Arnaldo. Dicionário enciclopédico de teologia. Ed. Canoas: Ulbra, 2002.
LALANDE, André. Vocabulário técnico e critico da filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RUSS, Jaqueline. Dicionário de Filosofia. Editora Scipione.
MARCONDES, Danilo et al. Dicionário básico de filosofia.  3. ed. .Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 1996.


Autores
Anielle Silva Santana
Letícia Gomes da Silva
Lizandra Ribeiro de Jesus Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário