domingo, 10 de junho de 2012

Ciências Sociais


Ciências Sociais tem como base o estudo das origens, culturas humanas, das sociedades, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades. Pérsio Santos de Oliveira diz:
Pode-se dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Ocupando-se sistematicamente do comportamento social humano, o objeto das Ciências Sociais é, portanto, o ser humano em suas relações sociais.[...] Assim, as ciências sociais contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos e dos fatos e processos sociais que nos rodeiam.[...] O objetivo das ciências sociais é aumentar o máximo possível o conhecimento sobre o homem e a sociedade, através da investigação científica.
Tornou necessária uma divisão das ciências sociais com o avanço das tecnologias. Essa divisão abrange as seguintes disciplinas: Sociologia, Economia, Antropologia, Política, Psicologia, Direito. Podemos dizer que as ciências sociais tem um papel fundamental num mundo de mudanças e agitações sociais. E para um melhor compriendimento, é necessário um pequeno aprofundamento em cada disciplina decorrente das ciências sociais. Segundo José Paschoal Rossetti:
A ciência política trata das relações entre a nação e o Estado, das formas e da condução dos negócios públicos. A Sociologia ocupa-se das relações sociais e da organização estrutural da sociedade. A antropologia cultural volta-se para o estudo das origens e da evolução, da organização e das diferentes formas de expressão cultural do homem. A psicologia ocupa-se do comportamento do homem, de suas motivações, valores e estímulos. Ao Direito cabe fixar, com a precisão ditada dos usos, costumes e valores da sociedade, as normas que regularão os direitos e as obrigações individuais e sociais. E à economia, que, como as demais áreas, abrange apenas uma fração das ciências sociais, compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação.
Um assunto polêmico é a ética das ciências sociais. Cada disciplina afim existe a sua ética, mas também há uma ética em um todo. Como já foi dito, as ciências sociais buscam o esclarecimento do homem e sua sociedade, e automaticamente ao estudar o homem na sociedade, estudaremos também o seu correto comportamento em seu meio. Segundo Álvaro Valls:
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode será própria realização de um tipo de comportamento.
Nas ciências sociais a ética não é diferente. Inúmeras dúvidas existem sobre esse tema, e Álvaro Valls cria uma tese que pode ser aplicada nas ciências sociais:
Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em
dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade,
consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema
específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética
profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de
bioética, etc.
Segundo o exemplo de Álvaro Valls o melhor campo para ser adaptado para o nosso estudo é o segundo. Pois esses problemas éticos são totalmente ligados a sociedade, e as ciências sociais direciona seu estudo ao meio que o homem vive, ou seja, a sociedade.  Então podemos dizer assim que existem vários problemas éticos voltados para as ciências sociais, mas os principais foram citados no segundo exemplo do autor Álvaro Valls.


Bibliografia

OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à sociologia. 24 ed. São Paulo: Ática, 2003.
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 17 ed. São Paulo:Atlas, 1997.
VALLS, Álvaro L.M. O que é Ética. 117 ed. São Paulo: brasiliense, 1994.


Autores
GUILHERME ANDRADE SILVA
JHESSE MACHADO FERNANDES
LÍVIA CAROLINY CORDEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário