quarta-feira, 13 de junho de 2012

LEALDADE


            Quando se fala em lealdade, temos nossas próprias conclusões devida as visões de mundo que obtivemos com o passar dos tempos, com o nosso ''amadurecimento''. Lembramos muito também, da história, da época escravista, onde se devia lealdade, fidelidade ao seu senhor. Hoje, em partes já não se é mais assim.
            Para que fique mais esclarecido, exposto o que é lealdade na teoria, iremos colocar agora alguns significados. Como esperado e o mais consultado de todos mostramos o do dicionário que nos traz as seguintes definições: Franqueza, sinceridade, retidão e probidade. No livro Os Japoneses de Célio Sakurai, nos traz algumas definições como: Na sociedade japonesa, a lealdade pessoal era um valor acima de todos os outros; assim, ao colocar a autoridade suprema (imperador) acima do xogum, as elites insatisfeitas não pareciam estar cometendo uma deslealdade e a lealdade ao chefe é a marca dos guerreiros  samurais de toda a história japonesa subsequente.
            Hoje, no mundo em que vivemos devemos lealdade à algumas coisas que nos favorecem com o passar dos tempos. Quando entra em um serviço, você é contratado devendo uma finalidade à empresa, onde você trará o beneficio a empresa e haverá sempre uma evolução sua, tanto pessoal, profissional e até mesmo financeiramente. Quando se entra em uma união matrimonial, podemos chamar de um compromisso de fidelidade que segue a lealdade, pois como no caso da religião católica, você promete ser fiel, ou seja, dar fidelidade à sua companheira (esposa) a vida toda. Tendo se um cadastro antigo na loja, onde você compra a muitos anos, você é considerado um cliente fiel, leal e chega muita das vezes a ter algumas vantagens por fidelidade à loja.
            Com essas definições propostas à cima, percebemos que lealdade pode se tratar de muitas ocasiões, isso dependerá da ocasião em que se esta envolvido e até mesmo do contexto onde esta colocada. Então lealdade é uma forma de se mostrar  fidelidade ao próximo e até mesmo o respeito. Eis uma das coisas que nós mais procuramos.


BIBLIOGRAFIA:
SAKURAI, Célio. Os Japoneses. São Paulo: Contexto, 2007.


AUTORES:

Carlos Augusto de Oliveira Juliani
Felippe Teodoro Melo Borges
Gabriel Almeida Silva

Um comentário:

  1. podia dar uma resposta ótima e n serviu pra nada esta resposta so fez eu perder o meu querido tempo

    ResponderExcluir