domingo, 10 de junho de 2012

AÇÃO COLETIVA


Ação coletiva é ação promovida por diversas pessoas com teorias e interesses individuais que se assemelham entre si, as quais praticam com a finalidade de maximizar os benefícios adquiridos, em prol de todo um grupo, ou uma classe organizada. Contudo, não podemos deixar de expor que a ação coletiva visa atingir um objetivo específico, de interesse dessas pessoas que formam um determinado grupo.
Segundo Hebert Mead, a busca por organizações e modelos associativos acontece somente em dois casos: a) o ator individual percebe atos de outros e se identifica com elas; b) a partir disso, constrói suas respostas vinculadas aquele determinado grupo. Todavia, acrescenta o autor, para que ocorra o processo de cooperação entre as pessoas, de fato, seria preciso observar dois pontos cruciais: a) compreender as formas de ação do outro; b) conseguir acomodar o comportamento pessoal de acordo com os interesses coletivos. (HAGUETTE, 2005).
Refletindo sobre as relações sociais, escreve Teresa Háguette: “para Mead a relação dos seres humanos entre si surge do desenvolvimento de sua habilidade de responder seus próprios gestos. Esta habilidade permite que diferentes seres humanos respondam da mesma forma ao mesmo gesto, possibilitando a compartilhar de experiências, a incorporação entre si do comportamento. O comportamento é, pois, social e não meramente uma resposta aos outros” (2005, p. 28).
  Entretanto, podemos observar que dentro dos interesses de um determinado grupo, com a finalidade de se alcançar um resultado positivo, usa da ação coletiva, uma vez que ela possibilita chegar ao resultado final com mais agilidade, usando e respeitando os princípios da ética, sendo: um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
Por fim, concluímos que a ação coletiva, através da participação de vários indivíduos com interesses iguais, visa obter resultados notórios e significativos, os quais praticados individualmente não obteriam o mesmo sucesso, respeitando sempre, a ética estabelecida na determinada sociedade em questão.


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2005.

Autores
ARTHUR CÉSAR DE PAULA RODOVALHO
DANILO PEREIRA DE OLIVEIRA
IGOR ANTÔNIO DOURADO SIQUEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário