domingo, 10 de junho de 2012

CIÊNCIA


As ciências sociais abordam fatos e instituições que são construções humanas, produzidas e reproduzidas em referência a certos fins e a certos ideais: analisam a cultura. Assim a determinação das perspectivas analíticas a privilegiar e a definição dos aspectos teóricos tem forçosamente de radicar neste tipo de atribuição de significados.Weber desmarca claramente essa posições, persistindo em procurar as bases lógicas da objetividade  respeitando os limites imposto pelo elementos subjetivos implicados na relação a valores.
O conhecimento enquanto produção de juízo de fatos referentes a pessoas, coisas ou situações, submete-se a regras, as mais importantes das quais se obrigam. Os valorem não deixam prender nas regras da racionalidade formal, a determinação dos fins e dos ideais de referência tem muito de a-racional ou irracional; as alternativas de nível axiológico não são possíveis de integral resolução por cálculo de riscos, proveitos e meios. O contraste de Durkhein e Weber torna-se revelador, enquanto o primeiro tendia a insistir o caráter homogêneo dos valores das normas da sociedade, identificando-as consciência coletiva desta, o segundo, por seu lado, acentua o antagonismo de valores, as contradições insolúveis na ordem dos fins e dos ideais.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SILVA, Augusto Santos. Entre a Razão e o Sentido, Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais. São Paulo: 3ºed. 2001.


Autores:
Juliana Ribeiro Dias
Leandro F. Fernandes
Sâmia Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário