sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mal


Definição Dicionário de (XIMENES, Sérgio) (1954, p.599) “Aquilo que se opõe ao bem, à virtude, aquilo que é prejudicial ou nocivo”.
Então, à pergunta “O que é bem e o mal?”, respondemos diferentemente, caso o fundamento da moral esteja na ordem cósmica, na vontade de Deus ou em nenhuma ordem exterior à própria consciência humana. Podemos perguntar ainda: Há uma hierarquia de valores? Se houver, o bem supremo é a felicidade? É o prazer? É a utilidade?
Deus criou todas as coisas do nada; tudo o que existe é, portanto, obra de Deus. Se o mal existe, seria oba de Deus? Porém, Deus sendo o próprio bem, poderia criar o mal? Como o perfeito criaria o imperfeito? Qual é, pois, a origem do mal? A criatura.
O mal é o pecado, isto é, a transgressão da lei divina que o primeiro homem e a primeira mulher praticaram. Sua punição foi o surgimento dos outros males: morte, doença, dor, fome, frio, ódio. Pelo mal, a criatura afasta-se de Deus, perde a presença divina e a bondade original que possuía.
O mal, portanto não é uma força positiva de mesma realidade que o bem, mas é pura ausência do bem, pura privação do bem, negatividade, fraqueza. Assim, como a treva não é algo positivo, mas simples ausência da luz, assim também o mal é pura ausência do bem. Há um só Deus e o mal é estar longe e privado dele, pois Ele é o bem e o único bem.
A responsabilidade cria um dever do comportamento moral, por ser consciente, livre e responsável, é também obrigatório.
O compromisso humano é a obediência à decisão livremente assumida. No entanto, o compromisso não exclui a desobediência, o que determina justamente o caráter moral ou imoral do nosso ato: por sermos realmente livres, temos a possibilidade de transgredir a norma, mesmo aquela que nós mesmos escolhemos respeitar.
O delicado tecido da moral diz respeito ao individuo no seu “foro íntimo’’, ao mesmo tempo que  vincula às pessoas com as quais convive. Embora  ética e política não se confundam, elas relacionam-se, cada uma no seu campo especifico. Por um lado, a política, ao estender a justiça social a todos, permite que os indivíduos tenham condições de melhor formação moral. Por outro, a vida moral é importante no exercício da cidadania, para que os interesses egoístas não se sobreponham aos coletivos.
Estabelecer a dinâmica entre o privado e o público é tarefa das mais difíceis e delicadas, que exige aprendizagem e criatividade. Assim aprendemos a conviver.
Durante a Idade Média, a visão teocêntrica do mundo fez com que os valores religiosos impregnassem as concepções éticas, de modo que os critérios do bem e do mal se achavam vinculados à fé e dependiam da esperança de vida após a morte.
Na perspectiva religiosa os valores são considerados transcendentes, porque resulta de doação divina, o que determina a identificação do homem moral com o homem temente a Deus.  
Ou seja, a vida moral começa quando nos tornamos capazes de distinguir o bem do mal.



Bibliografia

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Introdução à Filosofia. 2ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1993.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2009.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 12ed. São Paulo: Ática, 2002.


Autores

Arthur Aquino Vilela
José Otávio Júlio Oliveira Cardoso
Lucas Vinícius Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário